Qual o procedimento da IOUU em caso de atraso no pagamento da parcela de empréstimo?

Seguir

Para transmitir mais segurança aos investidores e estabelecer um processo transparente com os tomadores de empréstimo, a IOUU tem um processo para tratar as situações de inadimplência:

Atrasada

Em até 3 dias após o vencimento, quando não é identificado o pagamento da parcela, a IOUU notifica os investidores sobre o atraso e inicia as seguintes ações de cobrança:

  • Ligações telefônicas;
  • Mensagens por SMS e Whatsapp;
  • E-mails;
  • Contato direto com os sócios.

 

Este prazo pode variar devido a diferença de compensação para baixa de repagamentos entre bancos.

Negativada

A partir de 15 dias de atraso do pagamento, a IOUU considera formalmente a empresa como inadimplente, formalizando o comando de negativação nos bureaus de crédito.

Com 10 dias corridos após o comando, a negativação é incluída no CNPJ da empresa e no CPF dos coobrigados. Somente após o pagamento integral do valor em atraso ou da primeira parcela de uma eventual renegociação que a negativação pode ser removida.

Cobrança Extrajudicial

Após 60 dias de atraso, a IOUU, juntamente com seu parceiros de cobrança, inicia os trabalhos para recuperação dos valores inadimplentes através de renegociações, seja para pagamentos à vista ou parcelados.

Cobrança Judicial

Em casos extremos, em que não há efetividade na cobrança extrajudicial, são iniciados os devidos processos legais para a recuperação judicial dos valores inadimplentes.

Com a formalização dos procedimentos legais, disponibilizamos o número do processo para acompanhamento dos investidores.

Renegociada

Obtendo efetividade na cobrança, a IOUU pode fazer as renegociações dos contratos para pagamentos à vista ou a prazo. Operações renegociadas continuam compondo o seu fluxo esperado mensal e a rentabilidade acordada do investimento.

É importante enfatizar que parcelas pagas com atraso sofrem a incidência de multas e juros, que serão repassadas mensalmente para cada investidor.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários